23/05/2008

ÁLAMOS (Sítio e Lugar, dos)

Álamos
"Árvores da família das Salicáceas do género Populus"
(Serra de Água - Ribeira Brava - Foto do autor)

ÁLAMOS - São designadas por este nome na Madeira, as árvores da família das Salicáceas do género Populus. Estas, também são conhecidas popularmente por choupos. No território insular madeirense, as mais conhecidas e cultivadas são: o Populus alba, o Populus nigra var. italica e o Populus monilifera. Nos vales húmidos da Ribeira Brava e da Serra de Água, estas árvores frondosas são uma referência na paisagem.
Julgamos que, a existência destas árvores numa localidade da Freguesia de Santo António, no Funchal, deram origem à denominação actual do Sítio dos Álamos, que também é sede de paróquia.
Na Freguesia da Quinta Grande, no Sítio das Fontes, igualmente, existe um lugar com o mesmo topónimo (Câmara de Lobos - Dicionário Corográfico).

Sítio dos Álamos

Sítio dos Álamos - Santo António - Funchal
(Foto do autor)

Segundo o Elucidário Madeirense, no Sítio povoado dos Álamos, da Freguesia de Santo António, no Funchal, «fica nele situada a capela de Nossa Senhora do Amparo, construída no ano de 1698 por Bartolomeu de Sá Machado, que com o seu solar e terrenos anexos constituíam a sede do morgadio de Água de Mel, que era uma das mais antigas instituições Vinculares da Madeira e de que foi ultimo representante o segundo conde do Carvalhal». Neste mesmo Sítio, foi criada em 24 de Novembro de 1960, a Paróquia dos Álamos, por Decreto de D. David de Sousa, Bispo do Funchal, «entrando em vigor em 1 de Janeiro de 1961, tendo sido desmembrada da Paróquia de Santo António» (Diocese do Funchal). A primeira sede desta Paróquia foi na histórica Capela de Santana, da Freguesia de São Roque (Funchal), «construída por Francisco Dias, em 1607» (Elucidário Madeirense). A actual igreja paroquial foi construída no decorrer do séc. XX e dedicada a São João Baptista, «por D. Teodoro de Faria, Bispo do Funchal, no dia 26 de Setembro de 2004» (Diocese do Funchal). Muito próximo da Igreja Paroquial, ficam situados o Arquivo Regional da Madeira e Biblioteca Pública Regional, e o Complexo de Piscinas da Penteada ou Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal.

Igreja Paroquial de São João Baptista
Arquivo Regional da Madeira e Biblioteca Pública Regional
Complexo de Piscinas da Penteada ou Complexo Piscinas Olímpicas do Funchal
(Foto do autor)
.
Álamos

Lugar, no Sítio das Fontes, na Freguesia da Quinta Grande.

Quinta Grande - Câmara de Lobos(Foto do autor)

Bibliografia:

FRANQUINHO, L. O. e COSTA, A. (1998). Madeira - Plantas e Flores. 16.ª Edição. Francisco Ribeiro e Filhos. Funchal.
SERVIÇO Cartográfico do Exército (1974). Carta Militar. Serie P 821. Edição 1 - S. C. E. P. (Trabalhos de Campo de 1965). Lisboa.
SILVA, Padre Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo de, (1984). Elucidário Madeirense. Fac-símile da edição de 1946. Secretaria Regional de Turismo e Cultura - Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.
SILVA, Padre Fernando Augusto da (1934). Dicionário Corográfico do Arquipélago da Madeira. Edição do Autor. Funchal.
Links: Câmara de Lobos - Dicionário Corográfico. Diocese do Funchal.

Visualizações de páginas

Powered By Blogger

Visitantes em online

Modified by Blogger Tutorial

Madeira Gentes e Lugares ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP