16/04/2007

Referências bibliográficas:

ALBUQUERQUE, Luís de e VIEIRA, Alberto (1987). O Arquipélago da Madeira no Século XV. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Funchal.

ALEGRIA, Maria Fernanda (1986). O Povoamento a Sul do Tejo nos séculos XVI e XVII, Análise Comparativa Entre Dois Mapas e Outras Fontes Históricas. Revista da Faculdade de Letras - Geografia. Porto. I Série, Volume I. pp. 179 e 206.

ALMEIDA, José Felisberto de Gouveia e FONTINHA, Susana Maria Gouveia e Sá Ventura (2009). Looking at/Olhar o Porto Santo. Centro de Estudos da Macaronésia da Universidade da Madeira. Funchal.

ANDRADA, Eduardo de Campos (1990). Repovoamento florestal no arquipélago da Madeira (1952-1975). Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, Secretaria de Estado da Agricultura, Direcção-Geral das Florestas. Lisboa.

«Annaes do Municipio da Antiga Villa de Machico», 1865-1866. Publicado «em Flor do Oceano», do N.º 247 ao N.º 286.

ARAGÃO, António (1987). Para a História do Funchal. 2.ª Edição. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.

FALCÃO, Bispo Emérito Manuel Franco (2006). Enciclopédia Católica Popular. 2.ª Edição. Paulistas. Beja.

BAPTISTA, Manuel de Lemos (2005). A Evolução do Turismo na Madeira no Período 1975 a 2000. Edição do Autor. Funchal.

BAPTISTA, Manuel de Lemos (2008). Funchal - Cidade Turística do Atlântico: Produtos e Recursos Turísticos. Edição do Autor. Funchal.

CALDEIRA, Abel Marques (1995). O Funchal no Primeiro Quartel do Século XX: 1900-1925. 2.ª Edição, Eco do Funchal. Funchal.

CALDEIRA, Abel Marques (2002). Falares da Ilha - Dicionário da Linguagem Popular Madeirense. 3.ª Edição, Eco do Funchal. Funchal.

CARITA, Rui (1982). Paulo Dias de Almeida, Tenente Coronel do Real Corpo de Engenheiros e a Descrição da Ilha da Madeira de 1817/1827. Secretaria Regional de Turismo e Cultura. Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.

CARITA, Rui (1984). O Regimento de Fortificação de D. Sebastião (1572) e a Carta da Madeira de Bartolomeu João (1654). Secretaria Regional da Educação. Funchal.

CARITA, Rui (1998). A Arquitectura Militar da Madeira nos Séculos XV a XVII. Volume I - Texto base da dissertação de Doutoramento em História Moderna e História de Arte defendida na Universidade de Lisboa, Lisboa. 463 pp.

CARITA, Rui (1999 - 2008). História da Madeira. 2.ª Edição. Secretaria Regional da Educação. Volumes I, II, III, IV, V, VI e VII. Funchal.

CÂMARA Municipal do Funchal. (1997). Roteiro Histórico e Cultural da Cidade do Funchal. Coordenação de Danilo Matos e Rui Carita, com a colaboração de José Manuel de Sainz-Trueva. Funchal.

CARVALHO, A. M. Galopim de e BRANDÃO, José M. (1991). Geologia do Arquipélago da Madeira. 1.ª Edição. Museu Nacional de História Natural (Mineralogia e Geologia) da Universidade de Lisboa. Lisboa.

CLODE, Luís Peter (1983). Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses: Sécs. XIX-XX. Caixa Económica do Funchal. Funchal.

CLODE, Luís Peter (1952). Registo Genealógico de Famílias que passaram à Madeira. Tipografia Comercial. Funchal.

COSTA, J. Almeida e MELO, A. Sampaio (1990). Dicionário da Língua Portuguesa. Dicionários “Editora”. 6.ª Edição, Porto Editora Lda. Porto.

FERNANDES, Graça (2008). A Verdade Madeirense e A Grande Guerra. Edições Almedina. SA. Coimbra.

FERREIRA, Maria Isabel Rodrigues, (1999). Mitos e Utopias na Descoberta e Construção do Mundo Atlântico. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

FERREIRA, Padre Manuel Juvenal Pita (2010). O Natal na Madeira: Estudo Folclórico. 2.ª Edição (Reimpressão). Secretaria Regional de Educação e Cultura. Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.

FONSECA, Ana Mafalda Amador Garcia da (2006). Oferta Turística e Relação Turismo - Ambiente na Região Autónoma da Madeira. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo. Universidade da Madeira. Funchal.

FRANQUINHO, L. O. e COSTA, A. (1998). Madeira - Plantas e Flores. 16.ª Edição, Francisco Ribeiro e Filhos, LDA. Funchal.

FREITAS, José Lourenço de Gouveia (2000). Gaula: a Terra e a Gente. Secretaria Regional de Turismo e Cultura. Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.

FRUTUOSO, Gaspar (1522-1591). Saudades da terra. Livro II, Doutor Gaspar Frutuoso. [Palavras prévias de João Bernardo de Oliveira Rodrigues] - Nova edição de 1998. Instituto Cultural de Ponta Delgada. Ponta Delgada.

FRUTUOSO, Gaspar (2008). As Saudades da Terra, História das Ilhas, do Porto Santo, Madeira, Desertas e Selvagens. Manuscrito do século XVI, anotado por Álvaro Rodrigues de Azevedo e introdução de Alberto Vieira. Fac-símile da edição de 1873, da Empresa Municipal Funchal 500 Anos. Funchal.

GÓIS, Fernando Luís de (2010). Aspectos Económicos - Sociais do Meio Rural Madeirense. Edição de Fernando Teodoro de Góis. São Vicente.

GOMES, Celso de Sousa Figueiredo e SILVA, João Baptista Pereira (1997). Pedra Natural do Arquipélago da Madeira, Importância Social, Cultural e Económica. Madeira Rochas - Divulgações Científicas e Culturais. Câmara de Lobos.

GONÇALVES, Ângela Borges e NUNES, Rui Sotero (1990). Adenda às Ilhas de Zargo. Câmara Municipal do Funchal. Funchal.

GOVERNO Regional da Madeira (1986). Actas do I Colóquio Internacional de História da Madeira. Secretaria Regional do Turismo, Cultura e Emigração. Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal. Volume I e II.

INSTITUTO Hidrográfico. Carta Náutica. Arquipélago da Madeira N.º 33101.

INSTITUTO Hidrográfico. Roteiro do Arquipélago da Madeira e Ilhas Selvagens (1979). 2.ª Edição. Lisboa.

JANES, Emanuel (1997). Nacionalismo e Nacionalistas na Madeira nos Anos Trinta, 1928-1936. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

JARDIM, Roberto e FRANCISCO, David (2000). Flora Endémica da Madeira. 1.ª Edição, Múchia Publicações. Funchal.

MARTINS, Teresa Maria Teixeira Florença Martins (2004). O Movimento Republicano na Madeira 1882 - 1913. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

MELLO, Luis de Sousa. Presença Açoriana nos Registos Paroquiais do Funchal (1761 - 1860). Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

MENDES, Duarte (2008). Perfil Toponímico de Ponta Delgada: contributos para a sua identificação. Edição do Autor. São Vicente, Madeira.

MENDES, Duarte (2010). Matriz Toponímica da Fajã da Ovelha (Achegas para a sua identificação). Edição do Autor. Fajã da Ovelha. Calheta.

NEVES, Henrique Costa e VALENTE, Ana Virgínia (1992). Conheça o Parque Natural da Madeira. Secretaria Regional da Economia. Parque Natural da Madeira. Funchal.

NEVES, Henrique Costa et al. (1996). Laurissilva da Madeira - Caracterização Quantitativa e Qualitativa. Secretaria Regional de Agricultura, Florestas e Pescas. Parque Natural da Madeira. Funchal.

NEPOMUCENO, Rui Firmino Faria (2008). Madeira vista por Escritores Portugueses (séculos XIX e XX). Funchal 500 Anos. Funchal.

NORONHA, Henrique Henriques de (1996). Memórias seculares e eclesiásticas para a composição da história da diocese do Funchal na Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

NUNES, António Lopes Pires (2005). Dicionário de Arquitectura Militar. Caleidoscópio. Casal de Cambra, Sintra.

NUNES, José Manuel Pereira (2006). Orientação - Modalidade Desportiva ao Alcance de Todos (Noções de Cartografia, Topografia e Orientação). Secretaria Regional da Educação. Funchal.

NUNES, Naidea Nunes (2003). Palavras Doces. Terminologia e tecnologia históricas e actuais da cultura açucareira: do Mediterrâneo ao Atlântico. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

OLIVEIRA, Paulo (1999). A Conservação e Gestão das Aves do Arquipélago da Madeira. Secretaria Regional de Agricultura, Florestas e Pescas. Serviço do Parque Natural. Funchal.

PEREIRA, Eduardo C. N. (1989). Ilhas de Zargo. 4.ª Edição, Câmara Municipal do Funchal. Funchal. Volumes I e II.

PETIT, Eduarda M.S. Gomes (2009). A Madeira na Primeira Metade de Setecentos. Secretaria Regional de Educação e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

PIO, Manuel Ferreira (1974). O Concelho de Santana: Esboço Histórico, Editorial Eco do Funchal. Funchal.

PIO, Manuel Ferreira (2004). Santa Cruz da Ilha da Madeira: Subsídios para a sua História. 3.ª Edição da Câmara Municipal de Santa Cruz. Santa Cruz.

PRADA, S., GASPAR, M.A., SILVA, M.O., CRUZ, J.V., PORTELA, M.M., HORA, G.R., (2003). Recursos Hídricos da Ilha da Madeira. Comunicações do Instituto Geológico e Mineiro, Tomo 90: 125-142.

QUINTAL, Raimundo (1994). Veredas e Levadas da Madeira. Secretaria Regional e Cultura. Funchal.

QUINTAL, Raimundo (1999) Aluviões da Madeira: Séculos XIX e XX. Artigo publicado na “Territorium” (6.1999), Revista de Geografia Aplicada no Ordenamento do Território e Gestão de Riscos Naturais. Editora Minerva. Coimbra. pp 31 a 48.

QUINTAL, Raimundo (2003). Madeira, a Descoberta da Ilha de Carro e a Pé. 1.ª Edição, Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal. Funchal.

QUINTAL, Raimundo (2004). Levadas e Veredas da Madeira. 4.ª Edição, Francisco Ribeiro e Filhos Lda. Funchal.

QUINTAL, Raimundo e VIEIRA, Maria José (1985). Ilha da Madeira, Esboço de Geografia Física. Edição da Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Funchal.

RIBEIRO, João Adriano (1989). As serras de água na Capitania de Machico, séculos XV- XVIII. Separata das Actas do II Colóquio Internacional de História da Madeira organizado pelo Centro de Estudos de História do Atlântico. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Funchal.

RIBEIRO, João Adriano (1996). Ilha da Madeira - Roteiro Histórico Marítimo. Edição, Centro Treino Mar. Funchal.

RIBEIRO, João Adriano (1996). Porto do Moniz: Subsídios para a História do Concelho. Edição da Câmara Municipal do Porto do Moniz. Porto do Moniz.

RIBEIRO, João Adriano (1998). Ribeira Brava: Subsídios para a História do Concelho. Edição da Câmara Municipal da Ribeira Brava. Ribeira Brava.

RIBEIRO, João Adriano (1999). As Ilhas Desertas. Editorial Calcamar: Lugares Pitorescos 4. Funchal.

RIBEIRO, João Adriano (2006). Calheta: Subsídios para a Historia da Freguesia. Casa do Povo da Calheta. Calheta.

ROQUETE, J.-I. e FONSECA, José da (1873). Diccionario dos Synonymos, Poético e de Epithetos da Lingua Portugueza. Em Casa de Va. J.-P. Aillaud, Guillard e Ca, Livreiros de Suas Magestades o Imperador do Brasil e El-Rei de Portugal. 47, Rua Saint-André des Arts. Pariz.

ROQUETE, J.-I (1878). Lições de Geographia pelo Abbade Gaultier. Em Casa de Va. J.-P. Aillaud, Guillard e Ca, Livreiros de Suas Magestades o Imperador do Brasil e El-Rei de Portugal. 47, Rua Saint-André des Arts. Pariz.

SARMENTO, A. Arthur (1906). As Selvagens: Monografia de Ilhotas. Officinas do Heraldo da Madeira. Funchal.

SARMENTO, A. Arthur (1908). Os alicerces para a história militar da Madeira - Conferencias no quartel do R. I 27. Officinas do Heraldo da Madeira. Funchal.

SARMENTO, A. Arthur (1911). Ascendência, naturalidade e mudança de nome de João Fernandes Vieira. Officinas do Heraldo da Madeira. Funchal.

SARMENTO, A. Arthur (1932). Ecos da “Maria da Fonte” na Madeira. Oficinas do Diário de Notícias. Funchal.

SARMENTO, A. Arthur (1933). Notícia histórico - militar sobre a Ilha do Porto Santo: memória apresentada a Comissão de História Militar. Tip. do Diário de Notícias. Funchal.

SARMENTO, A. Arthur (1935). Fasquias da Madeira. Oficinas do Diário de Notícias. Funchal.

SARMENTO, A. Arthur (1936). Corografia Elementar do Arquipélago da Madeira. 2.ª Edição, Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal. Funchal.

SARMENTO, A. Arthur (1936). Mamíferos do Arquipélago Madeira. Oficinas do Diário de Notícias. Funchal.

SARMENTO, A. Arthur (1938). Escravos na Madeira. Oficinas do Diário de Notícias. Funchal.

SARMENTO, Alberto Artur (1941). As Pequenas Indústrias da Madeira. Oficinas do Diário de Notícias. Funchal.

SARMENTO, A. Arthur (1953). Freguesias da Madeira. 2.ª Edição, Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal. Funchal.

SECRETARIA Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais (2004). As Reservas Marinhas da Ilha da Madeira. Serviço do Parque Natural da Madeira. Funchal.

SECRETARIA Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais (2005). As Ilhas Desertas. Serviço do Parque Natural da Madeira. Funchal.

SERVIÇO Cartográfico do Exército, Carta Militar, serie P 821, Edição 1 - S. C. E. P. - 1975. Lisboa.

SILVA, António de Morais, 1755-1824. Grande Dicionário da Língua Portuguesa de António de Morais Silva. 10.ª edição, revista, muito aumentada e actualizada (...), por Augusto Moreno, Cardoso Júnior, José Pedro Machado. Editorial Confluência, impresso em 1949-1959. 

SILVA, Cecílio Gomes da (1996). O Problema dos Altos-Chãos da Madeira ou Pastorícia?. Secretaria Regional de Turismo e Cultura - Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.

SILVA, Padre Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo de (1984). Elucidário Madeirense. Fac-símile da edição de 1946. Secretaria Regional de Turismo e Cultura - Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal. Volumes I, II e III.

SILVA, Padre Fernando Augusto da (1929). Paróquia de Santo António da Ilha da Madeira. Edição do Autor. Funchal.

SILVA, Padre Fernando Augusto da (1933). A Lombada dos Esmeraldos na Ilha da Madeira. Edição do Autor. Funchal.

SILVA, Padre Fernando Augusto da (1934). Dicionário Corográfico do Arquipélago da Madeira. Edição do Autor. Funchal.

SILVA, Padre Fernando Augusto da (1950). Vocabulário Madeirense. Edição, Junta Geral do Funchal. Funchal.

SILVA, João Baptista Pereira (2003). Areia de Praia da Ilha do Porto Santo: Geologia, Génese, Dinâmica e Propriedades Justificativas do seu Interesse Medicinal. Madeira Rochas - Divulgações Científicas e Culturais. Câmara de Lobos.

SILVA, João Baptista Pereira (2007). O Tempo Escrito nas Rochas. Série de Divulgação Científica e Cultural. Editores: RTP - Madeira e Madeira Rochas - Divulgações Científicas e Culturais [DVD Rom Duplo]. Funchal.

SIMÕES, Álvaro Vieira SUMARES, Jorge e SILVA, Iolanda (1983). Transportes na Madeira. Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.

SOUSA, Élvio Duarte Martins (2007). 500 Anos de Cerâmica na Madeira. Estudo tipológico de vinte e cinco peças arqueológicas. Associação de Arqueologia e Defesa do Património da Madeira. Machico.

SOUSA. José Abreu de (1989). O Movimento no Porto do Funchal e a Conjuntura da Madeira de 1727 a 1810. Secretaria Regional de Turismo e Cultura. Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.

VELOSA, Manuel Teixeira e VELOSA, Virgínia Sousa Filipe (2000). Faial - Memórias de uma Freguesia. Editorial Calcamar. Funchal.

VERÍSSIMO, Nelson (2000). Relações de Poder na Sociedade Madeirense do século XVII. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.

VERÍSSIMO, Nelson (2004). Toponímia: património a preservar. lharq, Revista de Arqueologia e Património Cultural, n.º 4, Machico, ARCHAIS - Associação de Arqueologia e Defesa do Património da Madeira, pp. 49-59.

VIEIRA, Alberto (1987). O Comércio inter-insular nos séculos XV e XVI: Madeira, Açores e Canárias. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

VIEIRA, Alberto (1988). A Madeira na Rota dos Descobrimentos e Expansão Atlântica. Centro de Estudos e de História e Cartografia. Instituto de Investigação Cientifica Tropical. Lisboa.

VIEIRA, Alberto (1990). Breviário da vinha e do vinho na Madeira. Ponta Delgada.

VIEIRA, Alberto (1991). Os Escravos no arquipélago da Madeira: séculos XV a XVII. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

VIEIRA, Alberto (1994). O Infante e a Madeira. Mare Liberum - Revista de História dos Mares n.º 7. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. pp. 31 - 63.

VIEIRA, Alberto (1997). Escravos com ou sem açúcar: o caso da Madeira. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

VIEIRA, Alberto (1997). São Vicente - Um século de Vida Municipal (1868 - 1974). Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

VIEIRA, Alberto (2004). Canaviais, Açúcar e Aguardente na Madeira - séculos XV a XX. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

VIEIRA, Alberto. Freguesias e Concelhos da Madeira: Notas Históricas. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

VIEIRA, Alberto. O Infante e a Madeira: Dúvidas e Certezas. Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Centro de Estudos de História do Atlântico. Funchal.

VIEIRA, Alberto FERNANDES, Abel Soares JANES, Emanuel PITA, Gabriel (2001). História da Madeira. Secretaria Regional de Educação. Funchal.

Carta Portulano do Cartógrafo Albino de Canepa, 1489
(Arquipélago da Madeira e Arquipélago das Canárias)




Visualizações de páginas

Powered By Blogger

Visitantes em online

Modified by Blogger Tutorial

Madeira Gentes e Lugares ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP