23/05/2008

ALHENDROS (Sítio dos)

Euphorbia mellifera Ait.
(Alhendros, Alendros, Alindres, Figueira do Inferno - Foto do autor)


ALHENDROS - Sítio da Freguesia de Nossa Senhora do Faial, localizado no vale da Ribeira Seca ou do Faial, próximo do sítio do Limoeiro e do sítio das Cruzinhas.

Cruzinhas e Alhendros
(Foto do autor)


Provém-lhe esta denominação toponímica de um arbusto que no estado adulto atinge o porte de pequena árvore, conhecida por Alhendros (Euphorbia mellifera). É também conhecida na Madeira por, Alendros, Alindres ou Figueira do Inferno. Parece que neste sítio, houve ali em abundância esta planta, endémica dos arquipélagos da Madeira e das Canárias. Habita na Laurissilva, cresce em locais húmidos e sombrios em ravinas protegidas a partir dos 400 metros de altitude. Tem folhas lanceoladas, direitas e longas, até 20 cm, agrupadas na parte final dos ramos. A sua inflorescência (parte da planta onde se localizam as flores) é terminal e panicular (em forma de cacho), muito densa na época de floração. As suas diminutas flores são constituídas por glândulas de invólucro vermelho - purpurino. Os frutos são parecidos com pequenos tubérculos.

Euphorbia mellifera Ait.
(Alhendros, Alendros, Alindres, Figueira do Inferno - Foto do autor)


Na Madeira, para além da anterior “Euphorbia mellifera”, uma outra planta arbustiva, da mesma espécie, a “Euphorbia piscatoria”, é também conhecida por Alhendro ou Figueira do Inferno. Esta, faz parte da vegetação xerófila do litoral madeirense, classificada por Zambujal, onde predomina a Oliveira Brava ou Zambujeiro.

Euphorbia piscatoria Ait.
(Figueira do Inferno ou Alhendro - Foto do autor)

Sítio do Limoeiro e Caminho Agrícola dos Alhendros
(Foto do autor)

Ribeira Seca ou do Faial
(Foto do autor)





Bibliografia:

JARDIM, Roberto e FRANCISCO, David (2000). Flora Endémica da Madeira. 1.ª Edição. Múchia Publicações. Funchal.
FRANQUINHO, L. O. e COSTA, A. (1998). Madeira - Plantas e Flores. 16.ª Edição. Francisco Ribeiro e Filhos, LDA. Funchal.
PIO, Manuel Ferreira (1974). O Concelho de Santana: Esboço Histórico. Editorial Eco do Funchal. Funchal.
NEVES, Henrique Costa e VALENTE, Ana Virgínia (1992). Conheça o Parque Natural da Madeira. Secretaria Regional da Economia - Parque Natural da Madeira. Funchal.
NEVES, Henrique Costa et al. (1996). Laurissilva da Madeira - Caracterização Quantitativa e Qualitativa. Secretaria Regional de Agricultura, Florestas e Pescas - Parque Natural da Madeira. Funchal.
SERVIÇO Cartográfico do Exército (1974). Carta Militar. Serie P 821. Edição 1 - S. C. E. P. (Trabalhos de Campo de 1965). Lisboa.
SILVA, Padre Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo de, (1984). Elucidário Madeirense. Fac-símile da edição de 1946. Secretaria Regional de Turismo e Cultura - Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.
SILVA, Padre Fernando Augusto da (1934). Dicionário Corográfico do Arquipélago da Madeira. Edição do Autor. Funchal.
QUINTAL, Raimundo (2003). Madeira, a Descoberta da Ilha de Carro e a Pé. 1.ª Edição. Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal. Funchal.

Visualizações de páginas

Powered By Blogger

Visitantes em online

Modified by Blogger Tutorial

Madeira Gentes e Lugares ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP