04/04/2008

AGOSTINHO (Ilhéu de)

Ilhéu de Agostinho e Ilhéu do Desembarcadouro
(À esquerda - Foto do autor)


AGOSTINHO - Topónimo com origem no antropónimo Agostinho. Desconhecemos quem seria o Agostinho, se proprietário, mareante ou pescador? O Ilhéu de Agostinho situa-se no prolongamento da Ponta de São Lourenço, no extremo leste da Madeira, próximo do Sítio da Baia da Abra, separado por pequeno canal ou boqueirão do Ilhéu do Desembarcadouro ou Desembarcadoiro e do Ilhéu de Fora ou do Farol. O Ilhéu de Agostinho é o mais pequeno destes três ilhéus adjacentes à Ponta de São Lourenço e faz parte da Reserva Natural, integrada no Parque Natural da Madeira, onde constitui um verdadeiro património natural. A sua adjacente área terrestre e marinha, até à profundidade dos 50m, juntamente com o Ilhéu do Desembarcadouro ou Desembarcadoiro está classificada como reserva natural integral e pertence à rede europeia de sítios de importância comunitária - Rede Natura 2000. No Ilhéu do Desembarcadouro ou Desembarcadoiro, existe uma das maiores colónias de Gaivotas (Larus cachinnans atlantis) da Madeira.




Idem - Foto anterior
(Foto do autor)



Ponta de São Lourenço
(Foto do autor)

Idem - Foto anterior
(Foto do autor)






Bibliografia:

JARDIM, Roberto e FRANCISCO, David (2000). Flora Endémica da Madeira. 1.ª Edição. Múchia Publicações. Funchal.
FRANQUINHO, L. O. e COSTA, A. (1998). Madeira - Plantas e Flores. 16.ª Edição. Francisco Ribeiro e Filhos. Funchal.
NEVES, Henrique Costa e VALENTE, Ana Virgínia (1992). Conheça o Parque Natural da Madeira. Secretaria Regional da Economia - Parque Natural da Madeira. Funchal.
OLIVEIRA, Paulo (1999). A Conservação e Gestão das Aves do Arquipélago da Madeira. Secretaria Regional de Agricultura, Florestas e Pescas - Serviço do Parque Natural. Funchal.
SERVIÇO Cartográfico do Exército (1974). Carta Militar. Serie P 821. Edição 1 - S. C. E. P. (Trabalhos de Campo de 1965). Lisboa.
SILVA, Padre Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo de, (1984). Elucidário Madeirense. Fac-símile da edição de 1946. Secretaria Regional de Turismo e Cultura - Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.
SILVA, Padre Fernando Augusto da (1934). Dicionário Corográfico do Arquipélago da Madeira. Edição do Autor. Funchal.

Visualizações de páginas

Powered By Blogger

Visitantes em online

Modified by Blogger Tutorial

Madeira Gentes e Lugares ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP