23/05/2008

ALPIRES (Sítio e Pico do)

Pico (do) Alpires - Sítio (do) Alpires - Sítio de São João Latrão
(Foto do autor)


ALPIRES - Sítio localizado no «extremo norte da freguesia de São Gonçalo, onde se encontra uma pequena casa de abrigo, próximo da esplanada da Levada da Serra», segundo o Dicionário Corográfico do Arquipélago da Madeira, Edição de 1934, Funchal, Padre Fernando Augusto da Silva.
Apesar das pesquisas feitas, ficou para nós inteiramente desconhecida a origem do nome ou topónimo deste sítio. Procurando ao menos descobrir a probabilidade dessa origem, percorremos os arquivos paroquiais ao encontro do antropónimo Alpires e não o encontramos. Julgamos que poderia ser corruptela de Álvaro ou Alberto Pires, mas igualmente, não descobrimos qualquer ligação. Sem pistas, só nos podemos iludir com suposições mais ou menos imaginativas, mas afastadas da veracidade. Assim sendo, só nos resta citar o que nos consta na bibliografia consultada. Por outro lado, achamos que devíamos referenciar este lugar pela sua pitoresca envolvência nas zonas altas da cidade do Funchal.


Acesso à Quinta Villa Alpires
(Foto do autor)


Neste sítio, para além da elevação adjacente, o Pico Alpires (830 metros de altitude), descobre-se a Quinta Villa Alpires, sede da Associação Hípica da Madeira, onde o sinuoso Caminho dos Pretos percorre a floresta exótica, na sua maioria composta por árvores (acácias e eucaliptos) originárias da longínqua Austrália. Aqui e acolá, aparece-nos um o outro velho carvalho europeu, na mistura do verde das quintas. Deste local os olhos percorrem para Sul, o sítio São João Latrão e a baía da cidade do Funchal. Para norte, o terreno eleva-se e advinha-se a cumeada do anterior citado pico.


Quinta Villa Alpires
(Junto ao Caminho dos Pretos - Foto do autor)


É este mesmo sítio, atravessado pelas levadas da Serra e dos Tornos. Muito perto da Quinta Villa Alpires poderão ser iniciados vários percursos pedestres com vários destinos, para as freguesias da Camacha e do Monte, percorrendo as respectivas esplanadas das mesmas.




Levada dos Tornos
(Foto do autor)




Bibliografia:

 
SERVIÇO Cartográfico do Exército (1974). Carta Militar. Serie P 821. Edição 1 - S. C. E. P. (Trabalhos de Campo de 1965). Lisboa.
SILVA, Padre Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo de, (1984). Elucidário Madeirense. Fac-símile da edição de 1946. Secretaria Regional de Turismo e Cultura - Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.
SILVA, Padre Fernando Augusto da (1934). Dicionário Corográfico do Arquipélago da Madeira. Edição do Autor. Funchal.

Visualizações de páginas

Powered By Blogger

Visitantes em online

Modified by Blogger Tutorial

Madeira Gentes e Lugares ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP