01/03/2008

ABEGOARIA (Sítio da)

Abegoaria, onde se guardam os burros no Parque Ecológico do Funchal
(Um exemplo de uma abegoaria - Foto do autor)


ABEGOARIA - Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa, 6.ª Edição, da Porto Editora, abegoaria é um «lugar onde se guardam os gados ou alfaias agrícolas de uma propriedade rústica».

Sítio da Abegoaria - Caniço - Santa Cruz
(À direita, a Quinta do Palheiro Ferreiro - Foto do autor)

Pelo Elucidário Madeirense, sabe-se que, a «Quinta do Palheiro» com «as suas matas, os seus pomares, os seus jardins, as suas terras de cultivo, as suas pastagens, os seus lagos, os seus passeios, as casas de habitação, as abegoarias e armazéns de lavoura, na sua vastidão e no seu esmerado cuidado de conservação, dão àquela estancia as proporções duma opulenta e principesca morada e duma grandiosa e imensa herdade». Assim, próximo das antigas «abegoarias» da Quinta do Palheiro Ferreiro, ou na existência de qualquer outra abegoaria no local, nasceu (?) um sítio com o mesmo nome, no espaço geográfico pertencente à Freguesia do Caniço, concelho de Santa Cruz. Por outro lado, como não existe «abegoarias» sem cancelas, «onde se guardam os gados», adjacente ao mesmo sítio da Abegoaria, existe o lugar conhecido por Cabeço da Cancela, onde se situa o Parque Empresarial da Cancela.


Sítio da Abegoaria
(Foto do autor)


O Parque Empresarial da Cancela, com uma área total de 160.000 m2 é constituído por 65 lotes de terreno, com áreas mínimas de 100m2, e máximas de 6.150 m2. Este mesmo parque, da Empresa Madeira Parques Empresariais, S.A., é tutelado pela Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira.
Igualmente, no sítio da Abegoaria, encontra-se sedeado o Estabelecimento Prisional do Funchal.


Parque Empresarial da Cancela
e
Estabelecimento Prisional do Funchal
(Foto do autor)

Parque Empresarial da Cancela - Cabeço da Cancela
(Foto do autor)







Bibliografia:

COSTA, J. Almeida e MELO, A. Sampaio (1990). Dicionário da Língua Portuguesa. Dicionários “Editora”. 6.ª Edição. Porto Editora Lda. Porto.
SERVIÇO Cartográfico do Exército (1974). Carta Militar. Serie P 821. Edição 1 - S. C. E. P. (Trabalhos de Campo de 1965). Lisboa.
SILVA, Padre Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo de, (1984). Elucidário Madeirense. Fac-símile da edição de 1946. Secretaria Regional de Turismo e Cultura - Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.
SILVA, Padre Fernando Augusto da (1934). Dicionário Corográfico do Arquipélago da Madeira. Edição do Autor. Funchal.
Link: Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira. Empresa Madeira Parques Empresariais.

Visualizações de páginas

Powered By Blogger

Visitantes em online

Modified by Blogger Tutorial

Madeira Gentes e Lugares ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP