22/04/2007

Madeira Arquipélago - Geografia



Madeira Arquipélago
(Localização - Foto by NASA Visible Earth)

O Arquipélago da Madeira é constituído pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e o Sub-arquipélago das ilhas Selvagens. Encontra-se situado no Oceano Atlântico, entre Portugal (a 980 Km - 90 minutos de voo - Lisboa), a cerca 600 Km da costa de Marrocos, e dos arquipélagos dos Açores (980 Km - 90 minutos de voo - S. Miguel) e das Canárias (500 Km - 60 minutos de voo - Tenerife), entre as latitudes 30º 01’ e 33º 31’ norte, e as longitudes 16º 30’ e 17º 30’, a oeste do meridiano de Greenwich. O Arquipélago tem uma área total de 796,8 Km2.

Arquipélago da Madeira no Atlântico
(Idem - Foto by NASA Visible Earth)

Este arquipélago insere-se numa associação bio-geográfica mais vasta, designada por Macaronésia, da qual também fazem parte os arquipélagos dos Açores, das Canárias, de Cabo Verde, e de uma faixa da costa atlântica de Marrocos.

Madeira, Canárias e Costa de Marrocos
(Idem - Foto by NASA Visible Earth)

A Ilha da Madeira possui uma área de 736,7 Km2, e apresenta um comprimento máximo de 58 Km (no sentido este - oeste) e 23 Km de largura máxima (no sentido norte - sul). Encontra-se limitada aproximadamente pelos paralelos 32º 38’ e 32º 52’ de latitude norte, e pelos meridianos 16º 39’ e 17º 16’ de longitude oeste.
Apresenta diversos tipos de habitats, dispostos num relevo muito acentuado, sendo que, um quarto da sua superfície encontra-se acima dos 1.000 m de altitude. As áreas planas são escassas, excepto o Planalto do Paul da Serra, a Oeste, com uma área de cerca de 24 km2. O ponto mais alto é o Pico Ruivo, com 1862 metros de altitude.

Porto Santo
(Foto do autor)

A Ilha do Porto Santo tem uma superfície de 42,2 Km2, é bem distinta da ilha da Madeira, apesar da sua proximidade geográfica. Localiza-se a cerca de 40 Km a nordeste da Madeira. Possui um relevo pouco acentuado e de uma praia de areia dourada com a extensão de nove quilómetros, sendo talvez única no Mundo. Tem seis ilhéus adjacentes e dois baixios: Ilhéu de Baixo ou da Cal, Ilhéu de Cima ou do Farol, Ilhéu do Ferro, Ilhéu da Fonte da Areia, Ilhéu das Cenouras, Ilhéu de Fora, Baixa dos Barbeiros e Baixa do Meio. O Porto Santo localiza-se entre os paralelos 33º 00’ e 33º 07’ de latitude norte e os meridianos 16º 17’ e 16º 25’ de longitude oeste. Este desenvolve-se na direcção nordeste-sudoeste, sendo o seu comprimento de 12 Km e de largura, 5 Km. Tem como capital a cidade de Porto Santo (Vila Baleira).

Ilhas Desertas
(Foto do autor)

As Ilhas Desertas são constituídas por três ilhéus (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) situados a sudeste da Ilha da Madeira, no prolongamento para sul da Ponta de São Lourenço, a cerca de 21 Km do Porto do Funchal. Constituem uma Reserva Natural e são habitadas apenas por Vigilantes do Parque Natural da Madeira. Em conjunto, têm uma área de 14,2 Km2.

Selvagem Pequena
(Foto do autor)

Situado a cerca de 296 Km a sul-sudeste da Ilha da Madeira, o Sub-arquipélago das Ilhas Selvagens é uma Reserva Natural (habitadas também por Vigilantes do Parque Natural da Madeira), compreendidas entre os paralelos 30° 01’ e 30° 09’ de latitude norte e os meridianos, 15º 56’ e 16° 03’ de longitude oeste. É constituído por dois grupos de pequenas ilhas com cerca de 3,6 Km2 de área, das quais se destacam a Selvagem Grande, a Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora. Representam o extremo sul do Território Nacional.

 Funchal
(Zona Hoteleira - Foto do autor)

O Arquipélago da Madeira e o Sub-arquipélago das Selvagens são uma Região Autónoma Portuguesa, dotada de órgãos de governo próprio, tem uma Assembleia e um Governo Regional, com aproximadamente 250.000 habitantes, segundo Instituto Nacional de Estatística em 2001. Administrativamente o território está dividido em 11 concelhos e 53 freguesias (o Porto Santo apenas constitui um concelho e uma freguesia). As ilhas Desertas e Selvagens, estão sob tutela administrativa do concelho do Funchal.

Funchal
(Visto do Pico dos Esteios - Santo António - Foto do autor)

A cidade do Funchal, é a capital do Arquipélago e concentra 43% do total de residentes da Ilha da Madeira, com uma densidade populacional de 1.368 hab/Km2 e com uma área de 76 Km2.



Bibliografia:

GOMES, Celso de Sousa Figueiredo e SILVA, João Baptista Pereira (1997). Pedra Natural do Arquipélago da Madeira, Importância Social, Cultural e Económica. Madeira Rochas - Divulgações Científicas e Culturais. Câmara de Lobos.
INSTITUTO Hidrográfico. Roteiro do Arquipélago da Madeira e Ilhas Selvagens (1979). 2.ª Edição. Lisboa.
PEREIRA, Eduardo C. N. (1989). Ilhas de Zargo. 4.ª Edição. Câmara Municipal do Funchal. Funchal.
QUINTAL, Raimundo (1994). Veredas e Levadas da Madeira. Secretaria Regional e Cultura. Funchal.
QUINTAL, Raimundo (2003). Madeira, a Descoberta da Ilha de Carro e a Pé. 1.ª Edição. Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal. Funchal.
QUINTAL, Raimundo (2004). Levadas e Veredas da Madeira. 4.ª Edição. Francisco Ribeiro e Filhos Lda. Funchal.

Visualizações de páginas

Powered By Blogger

Visitantes em online

Modified by Blogger Tutorial

Madeira Gentes e Lugares ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP