31/03/2009

BABOSAS (Sítio, Caminho, Largo e Miradouro das)

Aloe arborescens Mill.
(Babosas, Foguetes de Natal ou Aloés - Foto do autor)


BABOSAS - Sítio da Freguesia de Nossa Senhora do Monte, concelho do Funchal. Provém-lhe esta denominação toponímica de uma planta ornamental cultivada em jardins, parques, margens de estradas e miradouros, na Ilha da Madeira.


Largo das Babosas ou Largo da Nossa Senhora da Conceição
( Freguesia de Nossa Senhora do Monte - Foto do autor)

Esta planta é nativa da África do Sul, da família das Liliaceae, de nome científico "Aloe arborescens Mill.". Tem folhas suculentas, esverdeadas, espinhosas nas margens, reunidas em rosetas e consistentes. A sua inflorescência, é terminal e cheia de flores escarlates e vermelhas. É conhecida vulgarmente na Madeira, pelos nomes de: Babosas, Foguetes de Natal e Aloés. Babosas, por quando se partem as folhas, a sua seiva espessa e sucosa "se babar", por algum tempo. Foguetes de Natal, por florir nesta quadra festiva. E Aloés, pela sua denominação científica. Foi a ornamentação do Largo e Miradouro, da freguesia supracitada, com esta mesma planta, ainda hoje existente no local, que substantivou popularmente o sítio com o vocábulo "Babosas", pelos madeirenses.


Largo da Nossa Senhora da Conceição ou Largo das Babosas
(Foto do autor)


O Largo das Babosas, localizado a cerca de 550 metros de altitude, é igualmente conhecido pelo Largo da Nossa Senhora da Conceição, por ter sido erigida no local a capela do mesmo nome. Segundo o Elucidário Madeirense, foi mandada construir pelo comendador Luís Betencourt Miranda, secretário da Câmara Municipal do Funchal, no ano de 1906, «especialmente destinada a comemorar o semi-centenário da definição do dogma da Imaculada Conceição e que ficou conhecida pelo nome de Capela-Monumento», num «terreno cedido pelo comendador João Bernardino Gomes». Tornou-se este sítio «em extremo pitoresco e ponto obrigado de visita para todos os que se dirigem á encantadora e paradisíaca estancia do Monte». Ao Caminho e Miradouro adjacentes, ao mesmo "Largo", chamam-lhe similarmente "das Babosas". Deste local, desfruta-se uma surpreendente vista sobre a Ribeira de João Gomes e o sítio do Curral dos Romeiros.


Sítio do Curral dos Romeiros
(Ou do Romeiro? - Foto do autor)


Actualmente, a partir da área geográfica do Largo das Babosas ou Largo da Nossa Senhora da Conceição, proporciona-se vários passeios, por levadas, veredas e teleféricos. A ambiência local proporciona aos visitantes e residentes, um apreciado repouso e deleite, que a natureza pode ali prodigamente oferecer. Por outro lado, a oferta turística e cultural, torno-o quase único na cidade do Funchal. Assim sendo, para além de ser o ponto de chegada e partida dos teleféricos do Funchal e do Jardim Botânico, ali próximo deparamo-nos com o Jardim Tropical Monte Palace, envolto num místico ocidental, africano e oriental.

Sítio das Babosas
(Foto do autor)


Teleférico - Estação das Babosas
(Foto do autor)



Teleférico - Estação do Jardim Botânico
(Foto do autor)


Teleférico - Monte - Funchal
(Foto do autor)





Bibliografia:

 
FRANQUINHO, L. O. e COSTA, A. (1998). Madeira - Plantas e Flores. 16.ª Edição. Francisco Ribeiro e Filhos. Funchal. pág. 40.
SERVIÇO Cartográfico do Exército (1974). Carta Militar. Serie P 821. Edição 1 - S. C. E. P. (Trabalhos de Campo de 1965). Lisboa.
SILVA, Padre Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo de, (1984). Elucidário Madeirense. Fac-símile da edição de 1946. Secretaria Regional de Turismo e Cultura - Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Funchal.
SILVA, Padre Fernando Augusto da (1934). Dicionário Corográfico do Arquipélago da Madeira. Edição do Autor. Funchal.